quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Leitura - Por que ler é fundamental?


"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo."

Paulo Freire


Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para responder a essaquestão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está semprepronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leituraexige um esforço que garante uma compreensão ampliado do mundo, de nósmesmos e da nossa relação com o mundo.


Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podiasignificar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar","roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmentereconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices dedesempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato àpresidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.


Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o queneles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquiloque está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estarprontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nasentrelinhas de um texto.


Um desfile de palavras vazias?

É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela descoberta dossentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se tornaapenas assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante deolhos tão passivos, quanto sonolentos.


O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejamde natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de umregistro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dostextos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão dasemoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentidopara a existência.


Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, hásempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram numdeterminado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagensinerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, édesenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um atocontínuo de recriação e invenção.


* Carla Caruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitaçãode professores no Estado de São Paulo. (Carla Caruso"Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação")

Nenhum comentário: