segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Livro: Por que (não) ensinar gramática na escola

Texto de apoio (retirado do livro de Possenti):. NÃO EXISTEM LÍNGUAS UNIFORMES.

Comentário sobre o texto


Por Geórgia Kelly


Tenhamos como base o universo. Ele só existe devido à existência de diversos planetas; que para existirem dependeram da existência de um conjunto de suas diferenças. Com a língua não haveria de ser de outra forma. E, no entanto, seria nostálgica se não houvesse suas distinções.
E pensarmos nas variações que consistem a língua não se trata apenas de análise de erros gramaticais e vocabulários. A variedade lingüística não existe somente para contrariar a versão original, digamos assim. Ao contrário disso, ela se dá na simples necessidade da comunicação. Que por sua vez respeita seu espaço e suas diversas categorias como idade, classe social e até mesmo sexo.
Neste texto retirado do livro Por que (não) ensinar a gramática na escola , Possenti, deixa resumidamente explicado que o fato haver variedade linguística não são casuais, fogem das extremidades de cuidados. Segundo Possenti esses fenômenos acontecem devidos certos fatores externos e internos e estes por origem são incontroláveis.
Para a existência de uma língua uniforme, seria necessário começar tudo de novo. E como ele mesmo diz em neste texto, tratar de variedades “é uma das melhores coisas que a humanidade inventou”.
“A variedade linguística é o reflexo da variedade social”.
REFERÊNCIAS
POSSENTI. Sírio. Não Existem Línguas Uniformes. In: Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas : Mercado das Letras, 1996. p. 33 – 37.

Nenhum comentário: