"O momento atual na Educação caracteriza-se pela crise de aprendizagem. Estamos sendo surpreendidos pelos insucessos dos estudantes em adquirir conhecimentos básicos que possam alavancar estudos posteriores. Aquilo que era uma descomplicada atividade de aprender a ler tornou-se uma calamidade pública que atinge crianças e toda a população futura, colocando em risco a humanidade inteira.
Na tentativa de explicar o problema procuram-se justificativas nos fatores que envolvem a dificuldade, mas não chegam à sua essência como: violência nas escolas, inserção em comunidade carente; famílias ignorantes, falta de recursos financeiros, falta de material didático, falta de apoio governamental, de merenda, de material audiovisual, de transporte, de motivação que leve ao interesse e à aprendizagem. E o baixo salário do professor.
Para os docentes houve aumento de cursos de capacitação, palestras, treinamentos e reciclagens. O que eram reuniões mensais com finalidades burocráticas tornou-se reuniões semanais remuneradas de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) onde são debatidos os problemas escolares e estudados documentos relativos à prática pedagógica.
Educação é o geral, é o abrangente, é o que abarca tudo o que se refere ao aprender e ao ensinar, tudo o que se refere ao ambiente escolar e suas ramificações.
Educação compreende a parte administrativa, burocrática, funcionamento da escola da direção à faxina.
Ensinar é a essência do trabalho escolar. Ensinar é o que ocorre entre professor e aluno, mais ninguém. Ensinar é o que acontece a nível mental mesmo que não haja prédio, nem carteira, nem ventilador, nem uniforme.
Ensinar é instruir, é informar, é orientar, é conduzir, é repetir de diferentes maneiras até fazer aprender. Ensino é questão particular, íntima entre aluno e professor e por isso é a parte mais significante da Educação. Sem mandatários não há Educação. Para haver Ensino não é preciso mandatário algum; só aluno e professor.
Sem Educação pode haver Ensino. Mas sem Ensino é incompreensível a Educação, porque esta foi criada em função daquele.Educação existe o tempo todo. Ensino não existe; ele acontece. E ele acontece em momentos de esquecimento total do ambiente material à sua volta.
Ensino ocorre mesmo que não exista escola, porque ele pode acontecer em casa, sem lousa e sem giz, com a claridade de uma lamparina. Pode acontecer à sombra de uma árvore escrevendo com o dedo no chão.
O que falta às crianças não é Educação. Falta Ensino, falta método, falta processo pedagógico em ação, falta olho no olho, falta pegar na mão da criança, falta ensinar exaustivamente uma letra, outra letra, uma sílaba.
Por Cleunice Orlandi de Lima- cleunicemlgc@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário